Cartilha do Consumidor

O Corretor de Seguros é o representante legal  do Segurado junto as companhias seguradoras.

CORRETOR DE SEGUROS
X
GERENTE DE BANCO
Trabalha para o segurado.Trabalha para o Banco.
É um técnico especializado.Não é técnico no assunto.
É legalmente responsável pela defesa dos interesses do segurado.É responsável pelo cumprimento das metas do Banco.
Define um Contrato de Seguro que atende as necessidades específicas do Segurado.Comercializa um produto "simplificado".
Coloca o Segurado em primeiro lugar.Coloca os interessas do Banco, sempre em primeiro lugar.
Atende rápido quando o Segurado precisa de informações e soluções.Não tem informações.
Esta sempre a serviço do Segurado.Esta sempre a serviço do Banco.
Ele existe para defender sempre os seus Interesses !!!Qual o empregado de Seguradora ou Banco que vai questionar o PATRÃO para atender os seus interesses ?

Feche agora mesmo o seu seguro com a LGA Seguros!

Dicas LGA Seguros

O Corretor de Seguros é um técnico no assunto e a única pessoa habilitada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, para efetuar o seu seguro, colocando os seus interesses em primeiro lugar.

Não faça o seu seguro diretamente no banco, pois, além de não contar com um profissional habilitado, na hora de um sinistro, em que mais necessitar de um bom atendimento e agilidade, não o terá.

Certifique-se de que o seguro que você está contratando está de acordo com as suas necessidades.

Toda seguradora, pelas normas vigentes de contratação de seguros, tem 15 dias para avaliação do risco que está assumindo, podendo aceitar ou recusar o seguro.
O Corretor de Seguros poderá lhe ajudar nesse processo, pois é o único representante legal dentro da Seguradora.

A maioria das Seguradoras disponibiliza a apólice de seguro em até 30 dias, que é o contrato de seguro onde constam todas as coberturas acordadas entre você e a Seguradora, bem como as suas obrigações e direitos como consumidor.

Seguro Sem Perfil: Esta modalidade poderá ter o prêmio (valor do seguro) maior, porém, não existem certas limitações com relação aos condutores do veículo e/ou a sua utilização, como no seguro contratado com perfil.

Seguro com Perfil: É o seguro que condiciona à indenização as situações respondidas corretamente no questionário de avaliação de risco (Perfil) e tem como objetivo buscar o preço mais justo e adequado às características de utilização do veículo. É importante verificar com detalhes todas as respostas na hora da contratação, pois, caso ocorra um sinistro e o perfil for adverso ao contratado em sua apólice, você poderá não receber a sua indenização.

Coberturas: Existem várias Coberturas para o seguro de seu automóvel. Exemplos: Compreensiva, que cobre Colisão, Incêndio e Roubo/Furto; Responsabilidade Civil Facultativa (Terceiros), que é uma das coberturas mais importantes, pois ela lhe proporcionará a cobertura para danos materiais e danos corporais causados a terceiros; Assistência 24 horas; Franquia Reduzida; Carro Reserva; APP (Acidente pessoal por Passageiro) além de outras coberturas opcionais, existindo alguns diferenciais de uma Seguradora para outra, portanto, sempre consulte um Corretor de Seguros, que é um técnico no assunto.

Região de Circulação do Veículo: Se você mora em uma cidade, mas circula em outra, mesmo que seja duas vezes por semana, poderá ter que utilizar a região mais agravada em determinadas seguradoras, para que você não tenha problemas na hora do recebimento do sinistro. Algumas seguradoras precificam o seguro no CEP da residência do segurado, não importando onde o veículo pernoita ou trafega. Consulte sempre o Corretor de Seguros. Ele saberá lhe dizer as regras de cada seguradora.

Pagamento das Parcelas do Seguro: Cuidado com atrasos nos pagamentos das parcelas, pois, caso ocorra um sinistro, e o pagamento do seguro não estiver em dia, você poderá não ter cobertura.

Verifique as Coberturas e Detalhes de Sua Apólice: Sempre confira os dados do questionário de avaliação de risco (Perfil) do seguro de seu veículo. Qualquer erro ou divergência de informação comunique imediatamente ao seu corretor e peça a correção.

Informações Sempre Corretas: Para sua orientação todas as Seguradoras estão realizando sindicância em caso de Sinistro, seja por prejuízos parciais ou perdas totais, no intuito de checarem as suas informações declaradas na proposta no início do seu seguro, portanto, sempre informe 100% das respostas corretamente para que você não tenha prejuízos na hora em que mais necessitar.

Valor de Mercado Referenciado (Tabela FIPE) – Quantia variável, garantida ao segurado, no caso de indenização integral do veículo, tendo como referencia a tabela FIPE na maioria das Seguradoras, podendo ajusta-la, em percentual, na contratação do seguro, que será aplicado sobre a tabela para utilização no cálculo do valor da indenização. O percentual da tabela FIPE, fixado na ocasião da contratação do seguro, influenciará no custo do mesmo, portanto, veja a real necessidade do ajuste para não pagar a mais no seguro ou ter prejuízos em caso de uma indenização integral.

Valor Determinado: Nesta modalidade você poderá optar em receber pelo valor fixo, em moeda corrente nacional, no caso de indenização integral, sempre respeitando o limitador mínimo e máximo de cada seguradora. O Valor será estipulado e fixado desde o ato da contratação do seguro até o final da sua vigência.

Acessórios: Aparelhos de som e alguns acessórios deverão ter coberturas contratadas à parte, através de cláusulas acessórias, pois, caso contrário, não terão cobertura em roubo parcial, mesmo que tenham saído de fábrica com o veículo.

Veículos em nome de terceiros: Algumas Seguradoras não admitem seguros efetuados em que o veículo não esteja no nome do segurado, portanto, cuidado com seguros em que o nome do segurado e a propriedade do veículo não sejam os mesmos, pois, você poderá ter problemas na hora de uma indenização.

LGA Seguros Sugere

Sempre que possível, contrate a cobertura de RCF (responsabilidade civil facultativa), Danos Materiais e Corporais a Terceiros, com o mínimo de R$100.000,00, em caso de veículos de passeio e mínimo de R$200.000,00 para utilitários e caminhões.

A contratação da cobertura de carro reserva é essencial para pessoas que utilizam o veículo a trabalho ou famílias que não disponham de outro veículo na ocasião de um sinistro. A LGA Seguros tem planos que adéquam perfeitamente a sua necessidade.

A cobertura de APP (Acidente pessoal por passageiro) garante a indenização por morte acidental e invalidez permanente por acidente aos passageiros do veículo segurado. Esta cobertura já existe no DPVAT, porém, é sempre importante contratar um valor complementar. Consulte a LGA Seguros!

A franquia reduzida, ou 50% da obrigatória, como é denominada em algumas Seguradoras, minimiza os prejuízos do segurado em caso de um sinistro indenizável de perda parcial, pois, a participação financeira do segurado será menor, comparada com a franquia obrigatória. A LGA Seguros sempre lhe oferecerá as duas opções de franquia.

A cobertura de Danos Morais a terceiros garante toda e qualquer ofensa e violação de caráter não patrimonial, ou seja, aqueles que geram perturbações, alterações psíquicas ou lesões a pessoas, em seus afetos e ou sentimentos, onde o segurado poderá ser acionado judicialmente a pagar uma indenização à vítima. Informe-se com a LGA Seguros!

A LGA Seguros orienta a contratação da cobertura de danos aos vidros, faróis, lanternas e retrovisores, pois, a mesma possui franquias inferiores a do veículo, reparando ou trocando os vidros, independente de sinistro com o veículo.

Fique sempre atento na hora da contratação do seu seguro. Lembre-se que são diversas opções de contratação existentes, com limites e valores diferentes e, consequentemente, prêmios (preços) diferentes. Consulte sempre a LGA Seguros!